Marketing Digital: como começar?

Marketing digital é tido como um bicho de sete cabeças, mas não é bem assim. Você pequeno empresário pode colocar a sua marca na rede e aumentar as suas vendas.

Listamos algumas dicas que podem te ajudar a como começar o marketing digital do seu negócio. Existem muitas ferramentas que servem pra te auxiliar e estão disponíveis gratuitamente, ou seja, é só colocar a mão na massa.

 

 

1º Passo: Como é o seu negócio?

Você como dono do seu negócio consegue responder facilmente essa pergunta, mas e o seu cliente? Ele te conhece a esse ponto? Por isso, é necessário ter um plano de negócio, isso só é possível criando metas e definindo muito bem o seu público-alvo. É importante ter definida a missão da empresa, a sua visão e os seus valores, isso ajuda a construir a personalidade da empresa e como ela será divulgada pelo marketing digital.

 

2º Passo: Coloque a sua empresa no Google Meu Negócio (é grátis)

O Google Meu Negócio é uma ótima maneira de colocar a sua empresa no radar do seu cliente e o melhor, é grátis. Essa plataforma insere a sua empresa no Google Maps e oferecendo todas as principais informações para o seu cliente, como o endereço da sua empresa, a categoria do seu negócio. Preencha o maior número de informações possíveis, nunca deixe uma interação sem resposta e não se esqueça de publicar. Tudo isso ajudará o seu negócio a ser um dos primeiros a aparecer nas buscas.

 

 

3º Passo: Crie um site

Acreditamos que por termos liberdade para postar o que quisermos, todo conteúdo que criamos é realmente nosso. Isso é um grande engano, todas as redes sociais e plataformas são donas do que produzimos, a forma de publicarmos um conteúdo realmente nosso, é através de um site próprio. Através dele você poderá criar um conteúdo institucional que realmente defina, apresente o seu negócio e ateste a sua existência no mundo digital. Feito isso você pode aparecer nas pesquisas do Google, ele te dá duas possibilidades de aparecer nas buscas, uma é pagando (claro) e a outra é de forma orgânica baseada na qualidade e relevância do seu conteúdo. Por isso capriche.

 

4º Passo: Use as Redes Sociais a favor do seu negócio

Depois do básico feito, está na hora de ir atrás do seu público, mas para isso é necessário conhecer o seu público para saber realmente onde ele está. Não adianta criar um perfil no Twitter se o seu público não utiliza essa plataforma. É necessário estar ciente de onde o seu público está e como deve ser a sua mensagem, para que assim a sua comunicação possa realmente ser um sucesso. É sempre bom ter um canal aberto com o seu público, assim você se manterá constantemente atualizado sobre o que está dando certo ou não na sua comunicação e no seu negócio. Com essas informações fica fácil criar uma relação de confiança com os seus clientes e assim fidelizar o seu público e consequentemente aumentar as suas vendas.

 

 

5º Passo: Agora que começou, continue

Depois de responder a pergunta: Marketing Digital, como começar? A questão é, depois que se começa, é um caminho sem volta. Isso mesmo, é importante salientar que não basta fazer fazer a sua marca entrar no ambiente digital, é necessário fazê-la permanecer nele de forma relevante e efetiva. Por isso sempre se atualize os seus canais de comunicação e fique atento aos feedbacks dos seus clientes e consumidores. Manter essa relação saudável é um dos segredos de uma marca forte que sabe utilizar o marketing digital a seu favor.

 

É isso, com essas dicas fica fácil como começar o marketing digital do seu negócio. É necessário estar sempre atento e não ter vergonha ou receio de procurar cada vez mais se informar e aprender. Conte sempre com a gente pra te ajudar, o Clube de Costura é seu!

 

 

 

Gosta de moda e curtiu esse conteúdo?

Confira nossas dicas de como tirar fotos de seus produtos para o Instagram! Clique aqui.