04 benefícios dos trabalhos manuais para a mente

20 de janeiro de 2022

Os trabalhos manuais despertam a criatividade e são um excelente escape para a rotina corrida. Mas, mais que isso, têm benefícios comprovados pela medicina para a saúde mental. Confira agora 04 benefícios dos trabalhos manuais para a mente.

Saiba tudo sobre os benefícios dos trabalhos manuais para a mente.

Os trabalhos manuais são um universo sem fim. Existem várias atividades que podem ser desenvolvidas com as mãos, unindo a arte, e em comum todas trazem refrigério para a mente e desenvolvem a coordenação motora e a psicomotricidade, atuando também na redução ao stress.

A costura, por exemplo, desenvolve o raciocínio matemático, aguça a firmeza nos movimentos e a precisão, trabalha o foco e a visão espacial. E, além disso, muitos terapeutas têm utilizado esta atividade para o desenvolvimento de Mindfulness, nas crianças em idade escolar e até mesmo nos idosos.

Vamos aos nossos 04 benefícios dos trabalhos manuais para a mente.

Veja agora a nossa listinha de 04 benefícios incríveis que os trabalhos manuais podem trazer para a sua mente. Lembrando que todos têm como base a ciência e que você pode observá-los quando encara a atividade desenvolvida como parte da rotina, praticando com constância.

1 – Ajuda no funcionamento do cérebro: Trabalhos manuais incentivam o cérebro a achar soluções inovadoras, fazendo com que nossa capacidade cognitiva se amplie. Eles desafiam a mente a manter-se ativa a todo instante.

2 – Atividades manuais ajudam no combate a depressão: Isso porque produzir algo com suas próprias forças aumenta a sensação de capacidade e o sentir-se útil acrescenta valor à vida de quem sofre com a doença.

3 – Apoio no combate à ansiedade: por exigir foco e concentração constante, as atividades manuais exigem grande dedicação. E, ao focar nelas, os pensamentos sobre o passado ou possibilidades futuras ficam reduzidos, fazendo com que o realizador se desprenda um pouco de sua ansiedade e pensamentos acelerados.

4 – Os trabalhos manuais podem ser fonte de socialização e isso é maravilhoso: com o isolamento causado pela pandemia, muitas pessoas desaprenderam a fazer vínculos e pararam de criar amizades, o que é maléfico para a saúde mental. Mas com um novo hobbie fica mais fácil renovar o ciclo social. Quando tudo se amenizar, você pode – por exemplo – procurar um clube de artesanato ou nosso Clube de Costura para praticar e trocar conhecimentos com quem também ama o assunto. E, enquanto o ideal é ficar em casa, também pode trocar ideia com amantes dos trabalhos manuais em blogs especializados, fóruns e grupos do Facebook. A solidão não vai ter vez.

Curtiu os 04 benefícios dos trabalhos manuais para a mente? Nós adoramos a arte e tudo o que ela pode proporcionar. E, por isso, sempre temos conteúdos relevantes para os amantes da costura e uma biblioteca de moldes completa para quem quer exercitar seus dons e aprender de montão. Acesse e continue nos acompanhando, investir neste hobbie te garante saúde mental, além de muita felicidade e possibilidade de profissionalização. Te esperamos para conferir outros conteúdos do blog, hein. Não deixe de nos visitar.