5 estilistas negros que você precisa conhecer!

Luzes, glamour, requinte e, finalmente, REPRESENTATIVIDADE! O mundo da moda enfim vem abrindo portas e permitindo que estilistas negros brilhem com suas marcas.

 

O “fashion world” é extremamente seletivo e predominantemente branco. Contudo, com os movimentos globais antirracistas podemos ver uma moda mais democrática e mais abrangente no que tange a cor de pele.

Muito se engana quem acha que roupas propostas por estilistas negros são apenas geométricas e muito coloridas. Muito além disso, eles se propõem a usar esses padrões com muita ousadia, beleza e esplendor para as passarelas, inclusive, para as semanas de alta costura.

Nomes grandiosos e famosos estão distribuindo orgulho negro pelo mundo e conscientizando a sociedade. E vamos começar pela menção honrosa de estilista negra e GOIANA!?

 

Naya Violeta

Goiana Naya Violeta é a primeira estilista do Centro-Oeste na SPFW

Naya, que nasceu e cresceu em Goianira/GO, atualmente é a head de criação de sua marca homônima. Teve inspiração em seu pai, que tinha pele retinta e sempre usou e abusou de tons vibrantes. Morou em diversos lugares, mas preferiu se estabelecer no estado de origem, Goiás. Ela diz que o cerrado a inspira, pois é um terreno fértil para a criação.

Em 2021 estreou na SPW e mencionou a falta de representatividade negra no mundo da moda.

 

Naya está certa, mas os parâmetros vêm mudando. Trouxemos mais 5 estilistas negros que produzem coleções de cair o queixo:

 

Rihanna

Rihanna promete música nova: 'Em breve' · Rolling Stone

Cantora, compositora e empresária, Rihanna tornou-se a primeira mulher negra a dirigir uma marca de propriedade da LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton SE), em 2018. Dona e Diretora Criativa das suas marcas de luxo Savage x Fenty, Fenty Beauty, Fenty Skin e Fenty, Rihanna é uma grande ativista e inspiração negra.

 

Olivier Rousteing

Estilista da Balmain mostra queimaduras após grave explosão de lareira

Estilista francês que aos 24 anos assumiu o comando de uma das maiores marcas de luxo do mundo, a Balmain.  É considerado um dos mais jovens diretores criativos em Paris depois de Yves Saint Laurent. Seus designs são considerados prêt-à-porter e chocam o mundo com a força e sofisticação.

 

Léo Bronks e Emerson Timba

GQnaCopa: quem foi assistir a Brasil x Bélgica com Glamour e GQ - GQ | Noticias

A dupla de estilistas negros é brasileira! Assumiram a direção criativa da Cavalera e na SPW 48. Fizeram do desfile um momento de protesto e representatividade, uma vez que 80% das pessoas no backstage e passarela eram negras.

 

Laduma Ngxokolo

5 things you didn't know about Laduma Ngxokolo | Truelove

Eleito pela Elle Magazine como designer do ano em 2014, Laduma Ngxokolo é fundador da MaxHosa Africa, marca sul africana que chama a atenção pela influência na tradição e nos rituais Xhosas, 2º maior grupo étnico sul africano.

 

Kel Ferey

Itamaraju: Kel Ferey fashion designer realiza desfile em Milão na Itália | Zipix

A baiana é referência na moda eco-sustentável. Aborda questões sociais e contemporâneas. Além de ser mulher e negra, Kel foi a única brasileira a desfilar na semana de moda de Milão em 2020.

 

Já conhecia algum desses grandes nomes?