À procura do caimento perfeito: dicas para acertar e agradar a clientela

Que a costura é uma arte cheia de segredos, truques e até mesmo uma certa ‘’magia’’, todas nós já sabemos. O poder de transformação por trás de um look onde tudo está devidamente em seu lugar gera uma sensação de harmonia e beleza em quem o veste.

Entendendo que a costura é muito sobre intuir e sentir como será o resultado final, é importante estar por dentro dos detalhes a respeito do caimento dos tecidos. No artigo de hoje vamos falar sobre os caimentos e seus efeitos na construção de um visual impressionante.

 

Definição de caimento

O caimento nada mais é do que a harmonia e o encaixe que existe entre a peça e o corpo de quem está usando. Para um caimento ser perfeito ou bem próximo à perfeição, é preciso que ele seja pensado nos mínimos detalhes, levando em consideração diversos aspectos que influenciam no resultado final.

 

Tecido

Cada tecido tem uma rigidez, densidade e flexibilidade, aspectos que afetam bastante o caimento. Por exemplo, uma camisa feita com materiais de excelente qualidade, como um linho ou algum tipo de modal, acabam apresentando um caimento mais harmônico do que a mesma blusa feita em sintéticos ou de qualidade inferior.

 

Estampa

Outro fator que afeta o caimento é a estampa e as suas proporções. Uma roupa estampada de flores amplas não apresenta bom caimento em pessoas de menor estatura, por exemplo. Mas por outro lado, roupas com estampas menores, padronizadas ou até mesmo lisas se adequam a todos os tipos de corpos. Além disso, é real que estampas verticais dão impressão de maior estatura e de estampas verticais caírem como ‘’compressoras’’.

 

Corte

Uma das partes mais importantes sobre o caimento é a forma como o corte foi realizado. Além de definir se a roupa realmente vai vestir bem, o corte tem o papel de dar ‘’limites’’ às linhas da roupa. Nesse caso, é importante ressaltar como as peças feitas sob medida são tão mais agradáveis de se vestir e apreciar. Com as medidas corretas e respeitando o corpo de quem veste, o caimento tende a ficar perfeito.

 

Costura

Por último, mas não menos importante: a costura também afeta o caimento. Cabe a quem for realizar a costura entender que a densidade das linhas e tamanho das agulhas podem afetar e dar efeitos diversos ao resultado final da peça e seu caimento sobre o corpo. Uma agulha e linha escolhida de maneira inteligente evita peças franzidas e desconforto em quem veste.

 

Depois desse aprendizado e compartilhamento de conhecimentos, o Clube de Costura agradece pelo seu tempo de leitura e te convida a ficar de olho nos nossos próximos conteúdos. Por aqui você sempre vai encontrar dicas de moda, costura, empreendedorismo e motivação para fazer da sua trajetória ainda mais repleta de sucessos.