Arte de criar: como introduzir as crianças no universo da cultura

A criatividade, apesar de ser a base de diversas profissões no mercado de trabalho, não passa de uma característica de sobrevivência do ser humano. Desde crianças, somos atraídos pelo universo da criatividade, afinal: a criatividade existe para que nós possamos desenvolver soluções com os recursos que temos. No artigo de hoje vamos falar sobre como a criatividade pode ajudar as crianças a entenderem melhor o mundo e a vida: aprenda, em poucos passos, como envolver os pequenos em atividades criativas no universo da moda e costura. 

 

Segurança em primeiro lugar. 

Antes de qualquer atividade que envolva a criançada, é sempre bom revisar se está tudo certo no quesito segurança. Remova objetos cortantes e que possam oferecer risco de acordo com cada faixa etária.

 

Você e/ou seu ateliê podem oferecer atividades lúdicas. 

Para envolver a criançada, uma ótima ideia é pensar em programações que tenham metodologias lúdicas: oficinas de retalhos, ‘’costuras’’ alternativas feitas com cola para tecido ou até mesmo uma tarde de estampas com tinta especial. Você pode oferecer essas atividades pelo seu ateliê, podendo até mesmo tornar isso algo rentável em temporadas de férias e Dia das Crianças.

 

Estimule a criatividade ao contar o que é criatividade. 

Explique às crianças como é a criatividade e como ela funciona. É preciso aprender desde cedo que a criatividade deve ser aplicada à diversão, ao aprendizado e ao desenvolvimentos de soluções para situações e conflitos na vida.

 

Atividades com cores e formas podem agradar.

Invista em cores e formas, tanto nos materiais de trabalho, quanto na ambientação do seu ateliê. É preciso tornar tudo mais interessante, vívido e estimulante para que a mente delas não fiquem dispersas diante das atividades. 

 

Evite agir como um adulto comum: seja amigo da criatividade infantil.

Os adultos cometem erros, mesmo quando têm as melhores das intenções do mundo. Por isso, lembre-se que possivelmente você foi criança há muito tempo e em outra época. Busque entender o universo das crianças, entenda o que as cativa hoje em dia e aplique ao seu trabalho. A melhor forma de estimular é não reprimir ou podar: evite ser um adulto perto das crianças, se comporte como um amigo que já aprendeu sobre responsabilidade e empatia.

Se relacionar com as crianças é viver uma troca de aprendizados. Quem consegue ouvir o que uma criança tem a dizer, consegue também ajudá-la a evoluir como pessoa e se descobrir através de ferramentas como a criatividade. O Clube de Costura agradece pela sua leitura e te convida para acompanhar as nossas novidades nas redes sociais. Por lá você vai ficar sabendo sobre nossos cursos, atualizações da nossa Biblioteca de Moldes e muito mais.