Como descartar sua máquina de costura antiga

10 de dezembro de 2021

Comprar uma máquina de costura nova é tudo de bom! Abrir a embalagem, sentir que tudo ali é bem novinho e que vai deixar o seu trabalho bem mais produtivo e gratificante… Mas o que fazer com a máquina de costura antiga? No artigo de hoje o Clube de Costura vai te dar um toque sobre como fazer o descarte correto da sua máquina de costura antiga.

Os materiais dela demoram para se decompor

Com estruturas feitas em plástico, alumínio ou até ferro maciço, as máquinas de costura são bens duráveis não somente enquanto funcionam perfeitamente. Se a sua máquina de costura foi descartada incorretamente na natureza, possivelmente você vai prejudicar o meio ambiente, sendo que a decomposição total da máquina não ocorrerá nos próximos 100 anos.

Se puder fazer o bem, faça

Se a sua máquina de costura antiga ainda estiver funcional, você pode tentar doar para alguma instituição ao invés de vendê-la ou só descartar no lixo convencional. Existem diversas ONGs que dariam muito valor à sua antiga companheira de trabalho.

Para máquinas de fabricação brasileira

Se a sua máquina for de fabricação brasileira, confira se o fabricante trabalha com serviço de descarte consciente. Entregando a máquina obsoleta para a empresa fabricante você garante que ela terá um destino mais consciente.

Caso ela precise de reparos, tente consertar

Nem sempre estamos dispostos a consertar um item antigo que estragou, mas no caso de uma máquina de costura, é interessante pensar que é melhor consertar e vender do que somente largar o item na calçada e esperar que a coleta municipal recolha. Além de você ganhar uma grana, o meio ambiente fica feliz com a sua atitude.

Com você fazendo a sua parte o mundo melhora

Evite a todo custo descartar a sua máquina de costura no lixo convencional, independente de vendê-la ou doá-la. Com a consciência de que o meio ambiente precisa da sua colaboração, escolha uma alternativa sustentável para se desfazer do seu item obsoleto.

O Clube de Costura agradece pela sua leitura e te convida para acompanhar as nossas novidades nas redes sociais. Por lá você vai ficar sabendo sobre nossos cursos, atualizações da nossa Biblioteca de Moldes e muito mais.