Como são feitas as estampas têxteis

As cores e as formas presentes nas vibrantes e cheias de energia estampas que encontramos por aí sempre exigem um processo criativo, estudo e aquele feeling estético para sair do papel. Hoje vamos mostrar pra você como são feitas as estampas que encontramos por aí em roupas e outros artigos.

 

A criatividade formando identidade

Podendo ser fruto do trabalho de um designer, arte finalista ou até mesmo um artista sem formação técnica que se encontrou profissionalmente neste segmento, toda estampa antes de virar estampa é somente uma ideia. Sendo assim, como qualquer outro tipo de projeto gráfico visual, para nascer uma nova estampa é preciso planejamento, pesquisa, referências e testes para alcançar o resultado mais preciso. Desse modo, quando se pensa na invenção das estampas, é preciso imaginar no profissional que está por trás daquele projeto visual, tendo a ideia e executando a sua construção.

 

As modalidades de estampas e os tipos de tecido

Existem duas modalidades de estampa: a corrida/rotativa e a localizada. Sendo a localizada a mais fácil de decifrar, definem-se como aquelas que são aplicadas no material de maneira objetiva, como por exemplo a imagem de um urso na frente de uma camiseta. Mas quando se pensa em estampa corrida ou rotativa, essa modalidade consiste na impressão de uma arte na superfície de todo o tecido, esse conjunto de desenhos será replicado em um rolo inteiro de material.

 

Tipos de estampa rotativa/corrida:

  • Estampa corrida quadro a quadro: o desenho é feito no rolo de tecido aos poucos, através de aplicações repetitivas, quadro a quadro.
  • Estampa corrida cilíndrica: uma modalidade de alta escala, assim é possível estampar mais de cinquenta metros por minuto e consiste na aplicação de um rolo impressor na superfície do tecido.
  • Estampa corrida digital: com um acabamento perfeito e fiel ao desenho projetado no computador, essa modalidade de estampa nasce digitalmente e é colocada em prática através de uma máquina impressora própria, geralmente de sublimação.

 

Você também pode criar as suas estampas

Caso você tenha muitas ideias e queira dar um ar de originalidade às suas criações, cabe a você se informar sobre as possibilidades de criar estampas. Pesquise, experimente e procure o auxílio de uma boa estamparia para te ajudar no processo. Com essas ferramentas é possível fazer peças cada vez mais únicas e com aquele toque que somente você poderia dar ao seu resultado final.

 

Agora que você já aprendeu como são feitas as estampas têxteis, chegou a hora de pensar em quais estéticas você quer dar aos seus projetos de costura e soltar a criatividade. Quer dar mais originalidade, técnica e acabamento para as suas peças? Veja a variedade de cursos do Clube de Costura e aproveite para aprender mais. Com modalidades online e presenciais, preço acessível e muito conteúdo bom, você chega mais longe com aquele empurrãozinho de quem já sabe o caminho do sucesso. Visite nossa conta Hotmart e aproveite!