Cuidados com a postura durante a prática da costura

14 de maio de 2021

A prática de costurar é relaxante e terapêutica, mas existem cuidados que você precisa tomar para preservar seu corpo e sua saúde. Não que costurar em si seja uma atividade arriscada, mas qualquer uso indevido da nossa estrutura lombar pode causar transtornos difíceis de reverter.

Pensando em seu bem-estar e qualidade de vida, o Clube de Costura separou dicas para você preservar a boa postura e evitar desconforto pelo corpo. Afinal, fazer o que você ama fica bem mais fácil quando isso não te causa nenhuma dor, não é mesmo? Vamos lá!

1. Faça alongamentos.

A prática de se alongar pode prevenir diversas dores. Quem vive de costura sabe que precisa enfrentar longas horas diante da máquina, o que pode gerar muito cansaço e estresse devido ao barulho. Para manter a coluna em bom estado e evitar dores chatas ao longo da rotina, recorra a alongamentos.

1. Esteja atenta à visão.

Não se coloque em posição de forçar demais a coluna ou a visão na hora de costurar. Enxergar bem com a luz certa ou um óculos, caso você precise, também melhora a sua estadia diante da máquina e reduz qualquer postura habitualmente nociva.

1. Faça pausas para descansar durante o trabalho.

Tente descansar ao menos 15 minutos a cada duas horas de trabalho. Esse tempo é essencial para relaxar e movimentar o corpo com uma breve caminhada pela casa e um bom café. Saiba fazer essas pausas para ser mais motivada e produtiva.

1. Mantenha sempre a postura adequada diante da máquina.

Quando notar que está sentada de maneira torta ou prejudicial, se corrija imediatamente para que logo a boa postura vire parte do seu comportamento. A máquina de costura certamente é o lugar onde uma costureira passa mais tempo durante o dia, por isso, é importante sempre ficar atenta à postura ereta da coluna.

1. Atente-se também a problemas por movimentos repetitivos.

Movimentos repetitivos podem ser prejudiciais para quem trabalha com ferramentas manuais e com foco em artesanato. Por isso, ao alongar, não se esqueça de dar atenção aos punhos, dedos e braços. Assim, você dribla doenças como tendinite ou LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Com o Clube, você vai mais longe e realiza o seu sonho de ser cada vez melhor no que faz! Agradecemos pela sua leitura e atenção a este conteúdo. Para continuar lendo sobre assuntos didáticos e agregadores à costura e mercado da moda, continue acompanhando o nosso blog e recebendo os nossos materiais.