Curiosidades sobre trabalhos em seda.

Todos nós sabemos que um dos mais delicados, cheios de charme e irreverência dos tecidos é a delicada seda. Material de diversas peças que transitam do sensual ao mais tradicional, esse tecido leva também em sua identidade a leveza, tanto no toque como no manuseio durante trabalhos em confecção. Separamos neste material curiosidades para você conhecer melhor esse tecido fino e elegante.

 

A seda é de origem chinesa.

A China foi o primeiro país a produzir o delicado tecido da seda, e por cerca de 3.000 anos, foram os únicos a fabricá-lo no mundo. Depois a sua confecção foi se espalhando pelo globo e por volta do ano 550, os europeus também passaram a dominar essas técnicas de produção.

 

Era considerado artigo de extremo luxo.

A seda, apesar de hoje em dia ser um tecido de maior acesso às pessoas, anteriormente era vista como um artigo de grande luxo no cenário da moda e enxovais. Por isso, a sua popularização foi mais lenta, devido ao restrito privilégio do acesso a ele.

 

A seda até hoje tem muito valor agregado na moda.

Sendo um dos tecidos mais intrigantes em sua qualidade e delicadeza ao toque, a seda passa a encantar mais ainda os seus amantes quando é estampada por belas formas e tingida com cores deslumbrantes. Além disso, a seda é um dos tecidos que melhor recebe tingimento e demonstra um resultado bem bonito.

 

O bicho-da-seda, sua relevância econômica e questões ambientais.

O bicho-da-seda é o produtor primário da seda, sendo ele uma larva fundamental para a prática de produção do material. Uma questão delicada a respeito da exploração de recursos naturais na fabricação da seda é que a participação do bicho-da-seda pode se configurar dentro da exploração animal.

 

O preparo do tecido antes da costura.

A seda é um dos tecidos mais delicados para se manusear em uma confecção, sendo necessário passar por um processo especial antes de ser utilizado na máquina de costura. É preciso fazer lavagem, enxágue e manusear com cuidado na hora de fazer cortes e junção dos retalhos.

 

O Clube espera que você tenha aprendido coisas novas aqui em nosso blog e que você possa compartilhar esse conhecimento através de seus trabalhos. Continue acompanhando os nossos conteúdos, fique por dentro de nosso Instagram e não perca nenhuma novidade sobre nossos cursos.