Dicas de empreendedorismo para quem sonha com seu próprio ateliê

17 de junho de 2021

Há quem diga que empreendedorismo é uma vocação. Muitas pessoas acreditam que uma grande ideia é a chave de tudo, outras pensam que investir em conhecimento é a porta para chegar mais longe. Independente do que você acredita, o Clube de Costura trouxe dicas especiais para planejar seu negócio e o ritmo de trabalho, visando assim alcançar bons resultados. Venha com a gente conferir!

Um olho no ateliê, outro no mercado.

Empreender é uma atividade dinâmica, exigindo foco duplo em relação à empresa e ao mercado onde ela atua. Ao abrir o seu ateliê, esteja de olho no funcionamento, seus processos, questões financeiras, mas também não se esqueça de olhar com curiosidade para os seus concorrentes, seus produtos e métodos de serviço. Conheça o mercado para saber como se destacar. Entregue aquilo que a concorrência ainda não desenvolveu.

Um bom plano de negócio é essencial.

Antes de dar um passo rumo ao empreendedorismo, é preciso saber onde se quer chegar. Por isso, conheça a fundo as suas motivações e quais são seus pontos fortes para aproveitar bem as melhores oportunidades no mercado. Fazendo um bom plano de negócio, você delimitará de maneira mais clara seus objetivos e metas, podendo fazer o acompanhamento de esforços financeiros e de estratégia para construir melhores resultados.

Organização pra fazer tudo funcionar.

Ao abrir o seu negócio, tenha em mente que levar uma rotina organizada é algo que precisa partir de você, na sua vida individual, e depois ser passado para a sua empresa em forma de cultura de trabalho. Tenha respeito pelos seus horários, conclua suas atividades de maneira compromissada e não deixe acumular atividades. Assim, há mais tempo para o seu descanso e você mantém o foco no que importa.

Não tenha medo de trabalhar duro.

Acreditar em um projeto e tirar do papel são duas coisas que exigem muito foco e trabalho. Não tenha medo de se dedicar, de aprender coisas novas e de destinar mais tempo aos estudos e aos cursos necessários para se tornar referência. Entenda que trabalho e aprendizado andam lado a lado, sendo um a ponte para que o outro seja realizado da melhor maneira.

Leve solução de todas as maneiras possíveis.

Tenha uma postura de solução diante dos problemas e das dificuldades do caminho. Ofereça soluções para os seus clientes, seja no método de pagamento, na forma de orçamento ou até mesmo no resultado final. Coloque em prática o hábito de solucionar situações, desejos dos clientes e necessidades do mercado. Assim, você terá sempre os diferenciais necessários para se destacar!

Empreender é um desafio que motiva diversas pessoas a criarem seus próprios projetos e correr atrás da realização de seus sonhos. O Clube espera que você tenha aprendido coisas novas aqui em nosso blog e que você possa compartilhar esse conhecimento através de seus trabalhos e realizar seu sonho de ter um ateliê de sucesso. Continue acompanhando os nossos conteúdos, fique por dentro de nosso Instagram e não perca nenhuma novidade sobre nossos cursos.