3 dicas para aumentar a produtividade da sua confecção

3 de junho de 2019

A palavra de ordem em uma confecção é produtividade.

A empresa é um reflexo do que produz, o seu lucro vem justamente disso. É necessário estar sempre atento ao processo de produção para sabermos se ele está otimizado e gerando o resultado esperado. Por isso, vamos passar as três dicas de ouro para aumentar a produtividade da sua confecção.

01. Planeje-se!

Essa é uma regra básica pra alcançar tudo que deseja, seja na vida pessoal, profissional ou para a sua empresa. É preciso planejar desde a configuração do espaço da sua confecção até a forma como fará a distribuição dos seus produtos para os clientes.
Dessa forma, você saberá o que fazer quando ocorrer um desvio no caminho e poderá agir de forma mais rápida. Ter tudo planejado garante uma maior capacidade de organização, evita a procrastinação e, consequentemente, o baixo desempenho.

02. Quanto tempo você leva para produzir uma peça?

Tempo é dinheiro para qualquer empresa. No caso das confecções, precisamos cronometrar a produção da peça em cada uma das etapas do processo. Desde a chegada da matéria-prima até o acabamento.
Quando tiver todas as informações sobre sua produção, você poderá otimizar o trabalho da sua equipe criando um cronograma de entrega. A partir dele, é possível estabelecer metas factíveis de incentivo aos funcionários e otimizar a confecção de uma peça.
Ah! Os prazos que você passará para seus clientes serão muito mais assertivos.

03. Qual a qualidade do seu material?

Muitas vezes associamos a lucratividade com comprar a matéria-prima mais barata, mas isso nem sempre é verdade. A lucratividade está em produzir a peça com o menor custo. E as vezes, a matéria-prima mais barata gera muitas refações e encarece a produção.
O tempo de seus funcionários é um bem valioso que deve ser gasto da melhor forma possível, ou seja, produzindo novas peças. Para isso, garanta a qualidade da matéria-prima.
Sempre que um carregamento de matéria-prima chegar a sua empresa, faça as verificações necessárias:

• Certifique a gramatura do recebimento;
• Faça a inspeção visual em ao menos 80% dos produtos;
• Faça o teste de lavagem para avaliar como são suas características físicas tais como manchamento, esticamento, entre outros.

O equilíbrio financeiro de uma empresa, por menor que ela seja, vem sempre do acompanhamento de despesas e lucros. E para diminuir despesas e aumentar a lucratividade, é preciso ter produtividade na sua empresa.
Gostou das dicas? Já coloca alguma em prática na sua confecção? Deixe seu comentário com as dúvidas que vamos responder. E se precisar de uma mãozinha, o Clube de Costura possui uma parceria com o Sebrae que oferece atendimento gratuito para pequenas empresas.

Confira nossa programação no nosso Instagram ou no nosso Facebook.