O que é MVP e como ele pode ajudar a montar o seu negócio

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas para dar esse passo é necessário uma série de cuidados e informações. São várias decisões que precisam ser tomadas para investir em moda.

Esse processo requer muita paciência, esforço e um planejamento extremamente alinhado com tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um empreendimento da melhor maneira.

É nessa etapa que o uso do MVP faz toda a diferença, ele é uma sigla que significa “Produtos Mínimos Viáveis”.

É uma técnica usada por grandes empresários e empreendedores para poderem testar os seus produtos ou serviços sem a necessidade de grandes investimentos.

Como demonstrado bem a fundo pela Zup.

MVP COSTURA
Como criar seu MVP – Produto Mínimo Viável no mundo da moda.

Tudo isso de forma direta e em menor proporção para ter uma noção da viabilidade do negócio e seu possível retorno de investimento.

Esse modelo de planejamento é um grande trunfo na montagem do planejamento do seu próprio negócio, já que ele poderá ser montado em pequena escala e você terá informações e percepções importantes sobre o que pretende investir.

O período de experiência do MVP é um ótimo momento para errar por oferecer uma realidade mais controlada e não quando o seu negócio estiver realmente funcionando.

Para colocar esse modelo em prática é necessário selecionar pessoas próximas e de confiança e colocar o seu modelo de negócio a prova.

Procure seus amigos e familiares mais íntimos ou até mesmo possíveis clientes que sejam fiéis aos seus ideais e modelos de negócio.

Durante o processo você conseguirá ver o que está dando certo, o que pode ser mudado e quais críticas e sugestões são feitas.

Com todas essas informações coletadas você pode refinar o seu plano de investimento e negócio para torná-lo ainda mais eficiente quando for realmente inaugurado.

MVP é um modelo reduzido do seu empreendimento, por isso esteja atento ao que realmente é necessário para o seu produto/serviço/negócio, para que não haja cortes errados e os resultados não saiam certos.

Ao traçar seus objetivos, seja realístico para enxergar o real potencial do seu negócio. Isso te ajudará muito na hora de utilizar o MVP e posteriormente colocar em prática na sua própria empresa.

Tenha paciência, flexibilidade e empenho para fazer a sua ideia crescer e você se tornar um empreendedor de sucesso.

 

Conheça também: Certificados pelo Senac.