6 vestidos que marcaram a história

8 de agosto de 2022

Quem ama moda, vai adorar esse conteúdo. Quem ama história, ainda mais. Hoje separamos 6 vestidos que marcaram a história e que carregam as características de mulheres fortes, autênticas e, principalmente, muito estilosas. Siga a leitura e faça uma verdadeira viagem no tempo.

Os modelos que separamos são icônicos e você deve ter memória de todos eles. Mas, vamos contar alguns dos bastidores ou curiosidades das ocasiões em que foram usados e, principalmente, sobre as personalidades que os vestiram. Fique atento!

Quando falamos em vestidos históricos, o primeiro que vem à cabeça é o modelo branco usado por Marilyn Monroe. E não é por menos: ele realmente marcou época e rompeu padrões no período em que foi usado. Mas, a nossa lista é variada e vai até o modelo, digamos, inusitado, usado por Lady Gaga em 2010. Vamos ao nosso top?

 

1 – O icônico vestido do “Happy Birthday” para John F. Kennedy foi usado por Marilyn Monroe há 60 anos, durante a festa do 45º aniversário do então presidente, realizada no Madison Square Garden. O vestido foi desenhado por Jean Louis e custou originalmente US$ 12 mil (cerca de US$ 61 mil). Ele voltou à mídia recentemente, quando foi usado – e levemente danificado – pela influenciadora Kim Kardashian no Met Gala 2022.

 

2 – Um outro modelo que marcou a história e deu o que falar foi o pretinho nada básico de Audrey Hepburn. Ele foi usado na da comédia romântica de 1961 “Breakfast at Tiffany’s”, desenhada por Hubert de Givenchy. O primeiro modelo era curto, mas a produtora do filme não quis explorar as pernas da atriz e sugeriu que ele fosse um longo, deixando o modelo bem elegante e desejado por todas as gerações.

 

3 – O terceiro modelo tem trinta anos, mas está sempre atual. É o vestido usado por Julia Roberts no filme “Pretty Woman”. A figurinista Marilyn Vance-Straker e sua equipe criaram uma variedade de roupas elegantes e contemporâneas para contar a história de Vivian, uma prostituta que se apaixona por um cliente e vive uma reviravolta em sua vida. Este vestido vermelho, em especial, fez e continua fazendo muito sucesso quando o assunto é alta-costura.

 

4 – O quarto modelo da nossa lista tem uma história muito curiosa. Foi usado pela Princesa Diana após a confirmação de que seu esposo, o Príncipe Charles, vivia um affair fora do casamento. O vestido foi uma resposta da princesa para o conservadorismo da monarquia e um grito de empoderamento frente a mídia da época. Ele era uma peça de seda preta com ombros à mostra, saindo totalmente do dress code esperado para uma princesa, surpreendendo a todos.

5 – Nosso modelo que é o quinto da lista revolucionou até a tecnologia. Jennifer Lopez foi ao Grammy Awards de 2000 com um modelo que parou a internet: um Versace verde, com estampas de floresta tropical e um decote infinito. As buscas no Google foram tão intensas que a plataforma desenvolveu a busca por imagem para facilitar o acesso dos usuários a esse tipo de conteúdo.

6 – Lady Gaga também está nesse hall seleto, com o seu polêmico vestido de carne crua. Ele foi considerado um marco em 2010 e foi usado na importante premiação do Music Awards. O modelo controverso foi assinado por Franc Fernandez e estilizado por Nicola Formichetti. O vestido foi eleito a imagem da moda de 2010 pela revista Time.

Curtiu os nossos 6 vestidos que marcaram a história?

Nós adoramos compartilhar essa lista com você e esperamos que tenha gostado de relembrar os modelos icônicos que inspiram a moda até hoje. Para conferir mais conteúdos incríveis sobre o mundo da moda, continue no nosso Blog.