Chamar a atenção do público é, em geral, um grande desafio para varejistas e marcas ao redor do mundo. Não é de impressionar que os designers de moda têm se reinventado para transformar cada vez mais as coleções e encontrar modelos e padrões que se adequem ao momento e à realidade em que se encaixam.
Nessa longa jornada de unir a moda à sustentabilidade, um grande passo que vem sendo tomado é a estruturação de um conceito mais profundo a respeito do que ela representa. Isso quer dizer que, muito mais que estampas, modelagens ou mesmo cores, os estilistas estão posicionando suas criações como verdadeiras propostas de cultura, manifesto e discursos.
Com essa nova postura, a tendência é criar coleções que vão além da estação e da sazonalidade, de maneira que uma peça não precisa ser descartada no verão apenas por ser da linha primavera, por exemplo. Ou seja: adequar as criações para que possam ser reaproveitadas durante todo o ano e que incentivem o consumidor a investir mais nessas peças.
Entenda quem é seu público e o que ele busca em sua marca. Preste atenção no que as pessoas procuram ao entrar em sua loja e em quais peças elas têm mais interesse. Aos poucos, você vai conseguir cruzar informações para elaborar uma coleção que atenda a todas essas necessidades.
De nada adianta vender casacos de pele no deserto, não é mesmo? Isso quer dizer que você deve se adaptar e adequar suas coleções ao local que sua marca atende. Dessa forma, fica mais fácil marcar presença nas compras e no guarda-roupas dos consumidores. Afinal de contas, você vai estar falando diretamente com eles.
Fique de olho nas movimentações do mercado em geral. Através dele, dá pra observar interesses que estão em alta, assuntos que estão mais populares e até mesmo a variação de costumes e hábitos de compra.
A partir do momento que você inclui a sustentabilidade em seus projetos, desde o início da produção até a venda final, você começa a trabalhar de forma mais consciente – e isso acaba sendo impresso na identidade de suas futuras coleções. Além de tudo, hoje, os consumidores buscam por marcas que se preocupam com o ambiente à sua volta. Mais um ponto pra você!
Com peças atemporais, você vende para mais pessoas e por mais tempo, além de não ter prazo para se “livrar” do produto – já que ele não se prende a apenas uma sazonalidade. Além disso, evita o desperdício daquelas peças que ficaram para trás. Só ganhos e benefícios!
E aí, o que você acha de incluir essa ideia em suas próximas criações? Essa é mais uma bandeira para se levantar quando o assunto é moda consciente e meio ambiente. E, embora seja um caminho que ainda vai levar um tempo para tomar força, já sabemos que estamos na direção certa para transformar o mundo da moda.