DIY: passo a passo como fazer um chaveiro de tubarão em feltro

8 de outubro de 2020

O Dia das Crianças está chegando e nada melhor que fazer a alegria da garotada! Pensando nisso, o Clube da Costura trouxe mais um incrível tutorial para você soltar a criatividade junto com a criançada. O Faça Você Mesmo de hoje é um lindo chaveiro de tubarão em feltro. Mãos à obra!

Materiais:

• Retalhos de feltro coloridos: aproximadamente 25x15cm
  • Cola de isopor ou cola de silicone
  • 1 agulha de mão
  • Linha
  • Caneta
  • 5g de fibra de silicone para enchimento
  • Argola de chaveiro com corrente

Corte e preparação:

1. Imprima os moldes na Biblioteca de Moldes do Clube de Costura e recorte-os.
  2. Com a caneta, riscar os moldes nos feltros.
  3. Recortá-los cuidadosamente.
  4. Colar a cor dos olhos nas bolinhas brancas.
  5. Colar a boca no avesso do molde da barriga
  6. Colar a barriga em uma das partes amarelas do tubarão, com o direto para cima.
  7. Colar os dentes
  8. Colar os olhos próximos das extremidades da boca.

Costura:

1. Vamos utilizar o ponto caseado que serve para fecharmos a peça e dar acabamento nas bordas.
  2.  Passar a linha na agulha e fazer um nó em uma das pontas da linha.
  3.  Fincar a agulha apenas no feltro de trás (por dentro da peça), na altura que deseja fazer o ponto.
  4. Dar a volta por trás da peça, depois fincar a agulha na frente , desta vez, unindo os dois feltros, deixando a agulha sair pelo mesmo lugar que no primeiro ponto.
  5. Passar a agulha por dentro do ponto formado, 2x, da esquerda para a direita.
  6. Macete para o ponto sair sempre da mesma largura: com a caneta, faça dois risquinhos no dedo indicador, determinando a largura desejada para o ponto.
  7. Para os próximos prontos seguir fincando a agulha na frente unindo os dois feltros, dar a volta por trás e passar a agulha na argolinha que se forma.
  8. Com o ponto caseado, costurar toda a volta do tubarão.
  9. Se a linha acabar, faça um nó no final, arrematando e inicie como no primeiro ponto.
  10. Quando estiver próximo do final, deixe um espaço aberto.
  11. Encher com a fibra de silicone.
  12. Continuar a costura até o final.
  13. Arrematar passando 2x a agulha por dentro do último ponto.
  14. Para costurar a corrente, passar a linha na agulha e amarrar as duas pontas de linhas juntas.
  15. Passar por dentro do tubarão, na barbatana da cabeça e depois por dentro da argola, repetir isso 3x e no final, arrematar.

Quer fazer seu chaveiro de tubarão com a gente? Não tem problema! Vem ver tudo detalhado no nosso canal do Youtube:

Viu como é fácil fazer a alegria dos pequenos com facilidade e muita criatividade? Agora é só colocar a linha na agulha e continuar acompanhando nossas dicas. Compartilhe com os seus amigos e espalhe o amor pela costura!