Upcycling, a tendência que veio revolucionar a moda!

19 de setembro de 2019

Vamos falar de tendência? Mas, não só de moda, de economia e estilo de vida também. Já ouviu falar de upcycling? Esse é um termo que consiste em criar algo novo, com criatividade, a partir de materiais antigos (as sobras do mercado).
Podemos considerar o upcycling como uma forma de reutilização criativa. Aprimorando seus materiais originais, dando um novo propósito. Essa é uma tendência pensada para ajudar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, criar e produzir peças sustentáveis. A técnica de upcycling promete revolucionar a moda nos próximos anos!

O potencial do upcycling

O que tinha potencial para virar lixo, passa por um processo de reutilização, dando continuidade ao seu ciclo de vida. Mas, o que isso quer dizer?
Significa que em vez de o material passar pela reciclagem (ou ser fabricado do zero), o que gastaria água e energia, sem contar com a poluição do ar e emissão de gases nocivos, um novo produto seria criado, a partir do anterior. Evitando assim, a exploração de matéria prima, preservando o meio ambiente.

A tendência que virou oportunidade

Por mais que essa técnica tenha aparecido nos anos 90, o seu auge começou por agora. O mundo mudou e com isso a economia também. O consumo não é mais o mesmo, a consciência responsável hoje ocupa muito mais espaço e muitos consumidores procuram saber a procedência do que estão comprando e se são sustentáveis.
Com a moda não poderia ser diferente. Além do mais, essa técnica dá mais abertura para o processo de criação com as peças. Outro ponto positivo é a questão econômica: é mais rentável, ou seja, mais barato, já que nenhum produto novo é fabricado.
Já existem empreendimentos no Brasil que investem nessa técnica para o mercado fashion. Muito já perceberam que podem fazer moda de um jeito mais sustentável, rentável e criativo.

Essa é a grande chance para revolucionar a moda e quebrar paradigmas!

Nós, do Clube de Costura, entendemos a importância de preservar o meio ambiente. Damos o maior apoio para iniciativas como essas, que fazem da moda um meio de criação e produção mais consciente e responsável.
Afinal, a moda se reinventa todos os dias e nós queremos acompanhar.