Microempreendedor: o que fazer para manter as vendas em dia

Os últimos acontecimentos ao redor do mundo levaram comerciantes de todos os setores a procurarem por maneiras e alternativas de manter os clientes e as vendas durante o surto do novo coronavírus. A pandemia tem se espalhado rapidamente e trazido novidades e atualizações a cada minuto e, com isso, a ansiedade e incerteza sobre o futuro aumentaram significativamente.

À medida em que a situação evolui, muitos proprietários de pequenas empresas não têm certeza de quais medidas tomar para reduzir riscos, proteger funcionários e dar suporte a clientes. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a manter o foco e as vendas em dia durante a fase de isolamento. Você vai ver que, mesmo se precisar fechar devido a problemas de saúde e segurança, existem maneiras de continuar atendendo seus clientes durante essa fase.

Anota aí:

Comunicação em primeiro lugar
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, é importante manter o relacionamento com os clientes a todo momento. Informe se haverá fechamento, troca de horários e conte a eles o que sua empresa tem feito para manter os funcionários e o ambiente de trabalho seguros. Lembre-se de sempre divulgar seus canais de mídias sociais e manter o site atualizado com todas as novidades.

Planejamento a longo prazo
O período de distanciamento ainda é incerto e pode seguir nos afetando por um tempo. Tendo isso em vista, converse com seus fornecedores, investidores, parceiros e autoridades locais diariamente para saber como você pode começar a dar passos que te ajudarão a fugir do vermelho. Um planejamento a longo prazo é a decisão mais cautelosa a se tomar no momento.

Descontos especiais
Adapte-se ao momento e crie estratégias para atrair compras a longo prazo. Uma boa opção é incentivar os clientes a manterem a relação com sua marca através de descontos especiais em compras maiores. Por exemplo: se você tem uma loja de varejo, ofereça frete grátis ou com desconto para pedidos on-line.

Presença no mundo digital
Marque presença no mundo digital e continue oferecendo seus serviços nas plataformas on-line. A ideia é usar a tecnologia a seu favor e tornar as redes sociais uma nova plataforma de venda para ajudar a ampliar as vendas durante o período. Também vale oferecer atendimento remoto por telefone, WhatsApp ou chamadas de vídeo.

Qualidade do serviço
Mais do que nunca é hora de manter a qualidade do seu serviço ou produto. O que vai te diferenciar em meio a tantas possibilidades é deixar o padrão em alta e, se possível, até mesmo melhorá-lo.

Economia e preparo
Vale apontar que se planejar também envolve saber economizar e se preparar para o que ainda vem por aí. Por isso, procure controlar os gastos como água e energia, e evite fazer compras exageradas. Lembre-se de que é importante manter o estoque, mas não sobrecarregá-lo com mercadorias que podem ficar paradas por muito tempo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que fazer para manter as vendas em dia, conte pra gente o que já tem feito para se adaptar a essa nova realidade. E não se esqueça: o Clube de Costura sempre estará aqui para te dar dicas e te ajudar a passar por essa fase.