Ensinar as crianças desde cedo a terem um consumo consciente pode trazer inúmeros benefícios ao meio ambiente. Fale com seu filho ou sua filha sobre as práticas sustentáveis que podem ser feitas no dia a dia. Elencamos alguns itens que podem te ajudar durante esse ensinamento.
Antes de ensinar, entenda o que é de fato o consumo consciente. O termo representa os consumidores que são conscientes, que tentam ser sustentáveis na hora de comprar e de suprir suas vontades. Eles são consumidores que conhecem seu poder de transformar o mundo. E fazem de tudo para torná-lo um lugar melhor.
Para as crianças serem consumidores conscientes, elas precisam de pais que também pensem no meio ambiente. Reutilizar brinquedos e separar o lixo são atividades que podem começar por você. Outras ideias interessantes para serem aplicadas são:
O uso dos agrotóxicos prejudica o meio ambiente, a nossa alimentação e até mesmo a produção de roupas: elas duram menos e seu manejo pode afetar a saúde dos produtores. Portanto, estimule a alimentação de produtos orgânicos e o uso de peças de roupa biodegradáveis, como o algodão ecológico, que é livre de agrotóxico.
Algumas atividades podem ser feitas para economizar mais água em casa: tomar banhos rápidos, escovar os dentes com a torneira fechada e reutilizar a água para diversas atividades. Estimule seus filhos a pouparem cada gota.
Evite comprar roupas em excesso. Adquira aquilo que for essencial para seus filhos. Comece desde cedo a mostrar que as roupas têm um grande impacto no meio ambiente. A produção têxtil gasta água, energia e muitos recursos. Portanto, atitudes como alugar roupas, trocar ou reaproveitar as peças dos filhos mais velhos ou de amigos são muito importantes.
Assim como você, nós também queremos fazer a diferença. O Clube de Costura entende essa luta e faz de tudo para ser consciente e sustentável. Nosso sistema de economia circular por exemplo, reaproveita peças que seriam descartadas e estendem a sua vida útil. Com pessoas conscientes, vamos conseguir deixar o planeta Terra melhor para nós e para as futuras gerações.