O consumo consciente para crianças

30 de outubro de 2019

Ensinar as crianças desde cedo a terem um consumo consciente pode trazer inúmeros benefícios ao meio ambiente. Fale com seu filho ou sua filha sobre as práticas sustentáveis que podem ser feitas no dia a dia. Elencamos alguns itens que podem te ajudar durante esse ensinamento.

O que é o consumo consciente

Antes de ensinar, entenda o que é de fato o consumo consciente. O termo representa os consumidores que são conscientes, que tentam ser sustentáveis na hora de comprar e de suprir suas vontades. Eles são consumidores que conhecem seu poder de transformar o mundo. E fazem de tudo para torná-lo um lugar melhor.

Ensinamento que começa por você

Para as crianças serem consumidores conscientes, elas precisam de pais que também pensem no meio ambiente. Reutilizar brinquedos e separar o lixo são atividades que podem começar por você. Outras ideias interessantes para serem aplicadas são:

Evitar produtos com agrotóxicos

O uso dos agrotóxicos prejudica o meio ambiente, a nossa alimentação e até mesmo a produção de roupas: elas duram menos e seu manejo pode afetar a saúde dos produtores. Portanto, estimule a alimentação de produtos orgânicos e o uso de peças de roupa biodegradáveis, como o algodão ecológico, que é livre de agrotóxico.

Economia de água

Algumas atividades podem ser feitas para economizar mais água em casa: tomar banhos rápidos, escovar os dentes com a torneira fechada e reutilizar a água para diversas atividades. Estimule seus filhos a pouparem cada gota.

Consumo consciente de roupas

Evite comprar roupas em excesso. Adquira aquilo que for essencial para seus filhos. Comece desde cedo a mostrar que as roupas têm um grande impacto no meio ambiente. A produção têxtil gasta água, energia e muitos recursos. Portanto, atitudes como alugar roupas, trocar ou reaproveitar as peças dos filhos mais velhos ou de amigos são muito importantes.

Um clube consciente

Assim como você, nós também queremos fazer a diferença. O Clube de Costura entende essa luta e faz de tudo para ser consciente e sustentável. Nosso sistema de economia circular por exemplo, reaproveita peças que seriam descartadas e estendem a sua vida útil. Com pessoas conscientes, vamos conseguir deixar o planeta Terra melhor para nós e para as futuras gerações.