Por que um estudante de moda deve aprender a costurar?

Muitas pessoas têm a impressão de que os designers não precisam aprender a costurar porque, eventualmente, terão uma equipe trabalhando para criar suas peças. E, apesar disso ser a realidade para a maioria das empresas, ainda sim, muitas vezes o conhecimento técnico é necessário para que o resultado do seu design tome a forma que você imaginou.

Quando você, como futuro fashionista, fica preso aos croquis e teorias, acaba ignorando um fato importante: o de que muito mais que o conceito, é o produto final que prova toda a sua experiência e habilidade como designer. Por isso, aprender a manusear uma máquina de costura  pode te ajudar a ter um diferencial a mais na área e a te dar uma nova perspectiva sobre o que, de fato, a moda representa.

E vale a dica: os benefícios são ainda maiores que as técnicas a serem aprendidas. E é por isso que todo estudante de moda que quer ter sucesso deveria saber costurar. Quer saber o porquê? Confira abaixo.

 

Economia

Ao desenvolver sua própria modelagem básica e peça piloto, existe a possibilidade do seu processo criativo ficar ainda mais integrado, além de cortar gastos de um novo empreendimento. Isso quer dizer que dá pra investir mais em tecidos e materiais para aprimorar os looks a serem criados.

 

Autonomia

Além da praticidade de definir as próprias demandas, a independência na criação vai te dar autonomia para criar tudo em seu próprio tempo e da forma mais adequada para chegar ao resultado esperado.

 

Caimento

Com a prática, você vai começar a notar quais tecidos serão a melhor escolha para determinados tipos de peça. Com isso, o caimento será ressaltado de forma positiva e dará ainda mais glamour e valor para o look.

 

Conhecimento

Você vai conhecer mais tipos de cortes, costuras, ajustes, tecidos, pontos, vincos e truques que vão te ensinar novas técnicas e até mesmo te inspirar para novas criações cheias de inovação.

 

Ajustes

Já pensou encontrar uma linha sobrando ou uma manga mais frouxa bem na hora da modelo entrar na hora da passarela? Sem problemas! Depois de aprender, você terá habilidade para fazer pequenos ajustes apenas com linha e agulha.

 

Avaliação

Instintivamente você vai bater o olho e saber se a roupa ficou bem feita por dentro e por fora. Além de usar essa visão para o trabalho, isso também vai te auxiliar a fazer compras e aquisições mais certeiras para uso próprio.

 

E agora, por onde começar? Você pode se aventurar em casa com tecidos, agulhas, linhas e alguns tutoriais do YouTube  sobre pontos básicos. Ou então você pode dar um passo a mais e fazer um curso presencial  com equipe especializada para te auxiliar nessa nova etapa. Fica um convite: aqui no Clube de Costura  você tem aulas e workshops perfeitos para iniciar a sua jornada de aprender a costurar. Tudo pronto para colocar as teorias em prática?