Karl Lagerfeld: um pouco sobre a história desse ícone da moda

Karl Lagerfeld no alto do seus mais de oitenta anos, era incansável.

 

A moda é muito mais do que a roupa que vestimos, é um reflexo da nossa personalidade e do que realmente somos. É o nosso estilo que define e apresenta parte de como queremos ser vistos.  Alguns estilistas mais do que simplesmente criar roupas, conseguem redefinir estilos de épocas e gerações, um desses estilistas era Karl Lagerfeld.

Karl faleceu no dia 19 de fevereiro, mas o seu reinado e influência de mais de sete décadas no mercado da moda vão permanecer ainda por muito tempo.

Karl Lagerfeld no alto do seus mais de oitenta anos, era incansável. Cuidava de perto de todos os processos criativos das marcas Chanel, Fendi e da grife que leva seu próprio nome. Ele tinha pleno conhecimento do mercado de moda e sabia da evolução constante e quais decisões realmente valiam ser tomadas, para refletir cada necessidade e momento.

 

karl lagerfeld

 

 

Lagerfeld começou a se interessar por esse mundo assim que a sua família se mudou para a França, onde estudou no Lycée Montaigne, em Paris. Depois de vencer um concurso de melhor casaco pelo International Wool Secretariat em 1954, logo foi contratado como assistente de Pierre Balmain. Daí começaria a criar o seu estilo e desenvolver suas principais características, trabalhando com Jean Patou e na Chloé até 1965, ano em que começou uma de suas maiores colaborações com a Fendi.

Os anos passaram e o seu estilo e visão únicos eram referências em todo o mercado, sendo disputados por todas as maiores grifes da época. Em 1983, através de um pedido especial de Alain Wertheimer, presidente do conselho da Channel, foi trabalhar com a marca. Como Diretor Criativo da maison francesa, Karl Lagerfeld levou a marca a outro patamar, reconfigurando e modernizando ela e a levando a uma nova era de estilo.

 

karl lagerfeld

 

Esse casamento deu tão certo que Karl Lagerfeld se transformou em sinônimo da grife. Seu estilo próprio e único também viraram marca registrada. Suas golas engomadas, óculos opacos, luvas sem dedos e rabo de cavalo branco o tornaram reconchecível em qualquer lugar do mundo.

Com sua assinatura ímpar e um senso estético e criativo singulares, Karl Lagerfeld ajudou a redefinir o que é a moda para o novo século, sendo uma perda irreparável, mas que ainda influenciará o mercado por muitos anos.

 

 

Gosta de moda e curtiu esse conteúdo?

Confira nossas dicas de como tirar fotos de seus produtos para o Instagram! Clique aqui.