Consumo consciente: como começar a praticar

11 de novembro de 2019

Para muita gente, o consumo consciente se reduz a apenas reciclar seu lixo. Na prática, podemos ter um completo consumo consciente, para muito além do descarte. Entenda como aderir essa prática extremamente necessária para o nosso planeta. Siga as dicas abaixo e permita com que o consumo consciente entre no seu cotidiano.

Consumo sustentável

Blog Clube de Costura

Pense no cenário completo

Em um mundo com tanta gente consumindo a todo instante, é cada vez mais importante ter um estilo de vida baseado no consumo consciente. Comece a pensar nas gerações futuras. Pense nas consequências do consumo exagerado sobre nós mesmos e sobre toda a natureza. Se não começarmos hoje a viver de forma consciente, os problemas ambientais podem virar uma bola de neve.

Impacto sobre consumo consciente no mundo

Para começar a pensar e consumir de forma consciente, faça uma estimativa do impacto do que você produz, consome e descarta em um dia, em um mês e em até um ano. Quantos descartáveis, papeis, água, materiais e energia poderiam ser poupados? Quais deles realmente foram necessários para você? É pensando de forma racional e enxergando os nossos excessos que podemos começar a pensar em um consumo consciente mais assertivo.

Controle a informação que você recebe

Um dos principais problemas na busca por uma vida mais consciente é o excesso de informações vindas de todos os lados. Os pontos de melhoria são muitos. E pode ser difícil tentar abraçar tudo de uma só vez. Por isso, comece o consumo consciente aos poucos. Vá ampliando seus horizontes no seu ritmo.

Embarque nessa jornada

Entre você também para o time dos consumidores sustentáveis. Nós do Clube de Costura estamos com você, aderindo práticas que beneficiem o meio ambiente e reduzem o consumo excessivo. Por aqui, temos reaproveitamento de materiais e também adotamos o modelo de economia circular, que busca redefinir a noção de consumo visando benefícios para toda a sociedade.

Conheça também: Crochê: o hobby que faz bem pra saúde.