Dicas para reaproveitar o guarda-roupa nesse novo ano.

Para quem quer começar um novo ano de forma mais consciente, temos a dica perfeita. Sabe aquelas peças que de tanto não usar, se perderam no guarda-roupa? Vamos tentar mostrar como você pode reaproveitar cada uma delas, gastar menos e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo.

 

Novo ano, novo olhar.

Tente olhar para as peças do seu guarda-roupa com o mesmo encanto que você tem para peças em uma loja. Assim o impulso de comprar é reduzido. Muitas roupas podem estar impecáveis e você apenas ter esquecido de sua existência. Também, peças que estavam ultrapassadas podem ter voltado com tudo na nova temporada. Se você possui roupas que nunca foram usadas, essa é a hora de ter uma nova visão e estreá-las em grande estilo.

 

Economize sem deixar de surpreender.

Um desafio para o ano que se inicia é não gastar com mais roupas. Ao invés de comprar, tente usar diferentes combinações com as peças que você já tem. Explore cada uma delas e crie conjuntos novos e inusitados. Inspire-se em modelos que usem peças parecidas com as suas. Assim, a criatividade rola solta na hora de montar novos looks.

 

Experimente o armário-cápsula.

Um método interessante para valorizar mais as suas roupas é o armário-cápsula. A ideia é separar peças para serem usadas exclusivamente durante um período de tempo, sem comprar nada. Após o primeiro experimento, você pode pegar uma nova leva de peças do guarda-roupa e formar outro conjunto de armário-cápsula.

 

Desapegue das peças antigas.

Muitas vezes, guardamos roupas, acessórios e calçados em excesso. Algumas dessas coisas podem ter um apelo emocional muito forte. Mas pensando duas vezes, elas poderiam ser destinadas para outros fins e ainda podem deixar o seu guarda-roupa com espaço liberado. Faça uma limpa, separando o que você tem certeza que não vai mais usar, o que você pode doar e o que você pode reaproveitar ou reutilizar. Nesse último caso, você pode repassar a peça para algum conhecido ou tentar criar novas utilidades para o material.

 

Abrir um bazar em família ou amigos, doar roupas e calçados ou vendê-los em aplicativos como o “Enjoei” são ótimas ideias para repassar e reutilizar suas peças de modo consciente.

 

Reaproveite suas peças. Dê um novo ciclo para elas.

Para quem quer reaproveitar suas roupas, o Clube de Costura oferece cursos especiais. Aqui, você aprende como pode transformar e reutilizar bem as suas peças. Fique por dentro da nossa agenda e comece o novo ano de forma consciente.

 

Leia mais em: Consumo consciente – como começar a praticar