Diversidade em sua empresa: como ela é importante e faz crescer

Diversidade: quando andamos pelas ruas do Brasil, isso fica claro.

É impressionante a riqueza de cores, tipos e formas da nossa população, é um tesouro maravilhoso e que faz do nosso país um lugar de todos. Porém quando focamos nas empresas brasileiras, infelizmente não veremos essa diversidade em todas elas.

Pesquisas evidenciam que as empresas, que estão abertas a diversidade, possuem um capital criativo muito maior. Isso acaba se refletindo na capacidade de entrega da empresa e consequentemente no seus lucros.

O que muitos não entendem em relação a diversidade em sua empresa, é o posicionamento as vezes equivocado tomado por elas. Se abrir para a diversidade não é privilegiar certa parte da sociedade, mas sim, se mostrar aberta a todas as partes, oferecendo igualdade a todas elas.

 

 

Uma empresa sem diversidade está fadada a enxergar todas as situações por um único ponto de vista. Isso pode ser prejudicial, pois essa percepção pode não corresponder ao que o cliente espera da empresa. A diversidade propicia uma maior capacidade de análise, já que os assuntos poderão ser vistos, revistos, discutidos  e resolvidos com multiplicidade.

Para tornar seu negócio mais diverso, outra coisa que deve estar aberta, é a sua mente. Se abrir para ouvir e respeitar as opiniões alheias é um passo importantíssimo. É necessário ampliar o seu campo de visão para enxergar nas diferenças uma oportunidade de crescimento do potencial do seu negócio.Desconstruir esses obstáculos não é simples, mas é preciso se esforçar para construir um futuro mais inclusivo. O resultado disso não é imediato, mas propicia enormes diferenças a curto e longo prazos.Não importa a dimensão do que nos faz diferentes: raça, credo, gênero, idade, personalidade, cultura, origem, deficiência, valores e etc.. A regra é simples, o que valem são o talento e o esforço. Cada pessoa possui um grande potencial e só precisa de uma oportunidade para fazer o seu melhor.

Investir em diversidade em sua empresa coloca ela a frente, fazendo disso já um diferencial para as outras do mercado. A criatividade e inovação nesses ambientes é muito maior, isso ajuda no crescimento profissional de cada funcionário, tornando-o mais apto para os desafios do setor. Isso torna a empresa capaz de enxergar e atingir novos mercados que antes não considerava possível, aumentando assim o seu desempenho e consequentemente o seu crescimento financeiro.

 

 

Mais do que abrir a porta para a diversidade em sua empresa, é necessário deixa-la sempre aberta. Além de reunir pessoas com diversos tipos, hábitos e experiências é necessário criar mecanismos que facilitem a interação entre elas. Isso é possível apresentando um objetivo comum a todos, isso torna visível a necessidade de construção de relações saudáveis e maior fluidez na comunicação.

As empresas que resolvem andar de mãos dadas com a diversidade possuem uma mentalidade diferenciada, que valoriza, acredita e estimula o desenvolvimento de seus colaboradores.  Esse cuidado é percebido pelos seus funcionários que reconhecem esse posicionamento agindo da mesma forma, gerando um efeito dominó positivo que chega até o seu cliente.

As empresas precisam ter como missão ajudar a eliminar essas barreiras sociais invisíveis que nos separam, e tornar possível o acesso de todos ao mercado de trabalho. Abrir o seu negócio para a diversidade é multiplicar o que você tem e ganhar muito mais de volta.

Afinal, diversidade gera diversidade.

 

 

Gosta de moda e curtiu esse conteúdo?
Confira nossas dicas de como tirar fotos de seus produtos para o Instagram! Clique aqui.