Greenwashing: estratégia para empresas

3 de novembro de 2019

Já ouviu aquele ditado “as aparências enganam”? O famoso aparentar ser uma coisa, mas na verdade ser outra já alcançou as causas ambientais e sustentáveis do nosso planeta. Entenda o que é o Greenwashing e como a sua prática vem atingindo o mundo dos negócios e da moda.

GREENWASHING

Blog Clube de Costura03

O conceito de Greenwashing

O Greenwashing, conhecido como lavagem/maquiagem verde, nada mais é do que uma estratégia aplicada por empresas e organizações que afirmam serem responsáveis ecologicamente e apoiadoras das causas sustentáveis, só que na verdade apresentam processos internos e atitudes organizacionais que vão contra esse princípio.

São aquelas empresas que afirmam participar ativamente em prol das causas ecológicas, ao mesmo tempo que praticam atitudes prejudiciais ao meio ambiente.

A maquiagem verde no business fashion

Um dos segmentos mais afetados é o da moda. É muito comum ver empresas e corporações do mundo fashion assumirem posturas de responsabilidade ambiental, usando práticas publicitárias como uma forma de enaltecimento e com a intenção de gerar frutos ao fortalecerem suas marcas como “responsáveis” perante seus públicos.

O Greenwashing na prática

Há diversas maneiras de sustentar essa mentira, algumas delas envolvem a criação de embalagens enganosas de seus produtos, afirmação pública da ausência de substâncias indevidas no processo de produção sem provas confiáveis, anúncios de investimentos esporádicos em eventos e ações sustentáveis e, diversos outros exemplos.

Mentira verde tem perna curta

Não é difícil identificar quando uma empresa está aplicando a estratégia do Greenwashing. Muitas organizações podem ser desmascaradas com simples atitudes, como: se contradizerem ao defenderem posturas divergentes as causas ambientais e não oferecerem mais informações sobre suas ações internas.

O mais importante que devemos lembrar é: mentira tem perna curta. A sociedade vem exigindo mais transparência das empresas, e aquelas que apenas aparentam ser sustentáveis serão desmascaradas muito em breve. Estamos na Era da Informação e notícias assim não costumam ficar muito tempo escondidas do público.

Se você quer continuar investindo nos looks estilosos, mas sem deixar a consciência limpa de lado, sabendo a procedência de tudo o que você compra, o melhor caminho está na investigação.

Felizmente, tem muitas marcas fashions por aí que são preocupadas de verdade com as questões ambientais. Quer um exemplo? Dá só uma olhada no IGVT do Clube de Costura, confira nossos conteúdos e veja de perto como a moda pode andar lado a lado do viés ecológico.

Conheça também: O consumo consciente para crianças.