Moda: Mood Board ou Painel Semântico, o que é e como usar?

22 de fevereiro de 2019

Moda e estilo em todas as redes sociais.

 

Moda: você já ouviu falar em Painel Semântico ou Mood Board? No mundo do design, essas expressões significam basicamente a mesma coisa: a reunião de imagens, fotos, cores, objetos, frases que traduzam a essência de determinada marca, produto ou coleção de moda.

 

Utilizando-se desse conceito, é possível identificar o que faz parte ou não do universo de uma marca sem, necessariamente, o logo desta marca estar presente. Por exemplo, na moda: ao ver uma roupa, muitas vezes já sabemos que é de determinada marca sem nem olhar a etiqueta, não é mesmo? Certamente, isso é resultado de um mood board bem trabalhado.

 

moda

 

Um exemplo de marca que trabalha bem esse conceito é o Banco Itaú, que usa a predominância da cor laranja em suas postagens, tornando essa identificação fácil. Isto é: você vê uma publicação deles e, mesmo que esteja sem o logo, você consegue identificar rapidamente a autoria.

 

moda

 

Esse trabalho é importante em uma rede social como o Instagram, por exemplo, pois é uma forma de destacar-se em meio a tantas outras postagens.

Mas a técnica vale também fora das redes sociais: ao criar uma coleção de roupas, por exemplo, o mood board ajuda sua criação a se destacar perante outras e acaba fortalecendo a sua marca. Além disso, sua criatividade passa a ter um novo combustível, dando a elas uma maior qualidade visual.

Para criar o seu próprio mood board ou painel semântico, é importante reunir características dominantes da sua marca ou produto. Uma paleta de cores bem pensada é um ótimo começo. Padrões de enquadramento, características comuns entre produtos/postagens, semelhanças visuais e estéticas… tudo isso pode ser utilizado para compor seu mood board ou painel semântico.

 

Agora que você tem essas dicas em mãos, que tal utiliza-las para fortalecer sua marca?

 

Gosta de moda e curtiu esse conteúdo? Confira nossas dicas de como tirar fotos de seus produtos para o Instagram! Clique aqui.