Sustentabilidade fashion: como incluir o consumo consciente na sua rotina

O auge da sustentabilidade tem atingido diversas áreas do nosso dia a dia e chegou a vez de pontuarmos a moda como mais uma forma de colaborar para a criação de um mundo cada vez mais equilibrado. Isso quer dizer que é hora de colocar as mãos à obra e começar a fazer pequenas-grandes mudanças para tornar o seu consumo verdadeiramente consciente.

Fazer isso em meio a tantas fast fashion e mudanças constantes de tendências pode parecer difícil e, por isso, é preciso pensar de maneira ética e manter o foco no propósito maior de manter uma postura racional e cuidadosa em relação a moda e seu impacto sobre o mundo.

Mas, como me adequar ao novo momento e transformar meu guarda-roupas em um aliado da sustentabilidade fashion? Vamos te mostrar!

 

Cuide das roupas que você já tem

Cuidados com uso, lavagem e armazenamento fazem toda a diferença para a duração das roupas. Atente-se às indicações da etiqueta para manter a aparência bem preservada.

Compre menos, escolha mais

Ao invés de comprar tudo que vê pela frente, opte por fazer pesquisas e escolher com mais assertividade. Com paciência você encontrará peças que combinam mais com o seu estilo e que poderão ser combinadas em mais looks.

Calcule o custo das peças por uso

Uma blusa de R$ 80 reais pode parecer cara, mas pense em quantas vezes você vai usá-la ao longo do ano e faça essa reflexão. Caso seja para apenas uma ocasião, talvez não valha a pena, mas caso seja usada para diversos eventos pode ser uma boa compra.

Aprenda sobre os tecidos

Quando você conhece bem os tecidos, pode optar por aqueles que têm melhor caimento no corpo, que tem maior durabilidade e que causam menos impactos no meio ambiente. Só por curiosidade, dê um Google na forma que o jeans ou o cetim são produzidos para ter uma noção.

Apoie designers locais

As produções locais têm muito a colaborar para um mundo fashion mais sustentável, graças às formas de produção e distribuição. Com isso, além de ajudar marcas em fase de crescimento, você estará dando mais apoio para a consciência na área da moda.

Compre roupas vintage ou usadas

Que tal dar uma passadinha no brechó e encontrar peças cheias de estilo e com muita história pra contar? Às vezes uma peça que foi dispensada por alguém pode cair como uma luva para os looks que você quer montar.

Troque e compartilhe

Na mesma vibe dos brechós, procure fazer trocas com amigas ou mesmo pegar itens emprestados para trazer um ar de novidade ao visual. Nem sempre você precisa comprar algo para dar um toque de charme ao look.

Faça você mesma

Já pensou em aprender a fazer as próprias roupas? Você poderia usar toda a sua criatividade para montar looks incríveis e se livrar da dependência da indústria da moda. Aqui no Clube de Costura tem diversos cursos que podem te ajudar nessa missão.

Misture peças novas e antigas

Não tenha medo de combinar peças e itens do seu guarda-roupas para criar looks totalmente novos e diferentes do que você costuma usar. Tenha em mente que um visual novo não precisa necessariamente de roupas novas.

Use a mesma peça mais de uma vez

Nada de usar uma vez e deixar juntando poeira no armário! Quando comprar uma peça nova, faça questão de incluí-la o máximo possível em suas composições. Você vai acabar descobrindo formas incríveis de montar looks cada vez mais únicos e cheios de personalidade.

 

Agora que você já viu um pouco mais sobre como começar a praticar o consumo consciente, conta pra gente: o que você já tem feito para ajudar o movimento sustentável na moda?