Como manter seu guarda-roupas organizado

Manter a organização do guarda-roupas em dia pode ser uma tarefa difícil, especialmente para aquelas pessoas que têm muitas peças na coleção. No entanto, a prática é mais uma forma de manter o consumo consciente da moda – já que você passa a ter mais controle sobre o que realmente é usado e aqueles itens que estão ali só preenchendo espaço.

Mas, porque isso é importante? Bom… Além de te ajudar a evitar comprar coisas além do que precisa, você vai poder reinventar visuais com combinações de looks que já fazem parte do seu armário, incluir a sustentabilidade fashion no seu dia a dia e, claro, ter aquele gostinho de ver cada coisa em seu devido lugar.

Por isso, viemos te dar algumas dicas de hábitos e organização que vão transformar a sua rotina de se vestir em algo ainda mais prazeroso e divertido. Vem ver!

 

O que eu uso X O que eu não uso

Procure separar as roupas em pilhas: das mais usadas versus as menos usadas. Ao final de 6 meses, se uma peça permaneceu no local “esquecido”, já é hora de se desfazer dela.

 

Caixa de doação

Crie o hábito de doar aquelas roupas que não usa mais. Além de abrir espaço no armário, você fará uma bela ação ajudando pessoas que precisam.

 

Hora da faxina

De tempos em tempos, retire todas as peças do guarda-roupas para dar aquela limpeza geral. Além de evitar poeira e aquele cheirinho de roupa guardada, você pode aproveitar o momento para dar uma limpa naqueles itens que não usa mais.

 

Uma porta exclusiva

Sabe aquelas roupas que você não usa no cotidiano, mas não pode se desfazer (como é o caso de casacos ou roupas de banho)? Separe uma porta ou uma gaveta exclusiva para elas. Assim, você não precisa se preocupar com elas durante sua rotina normal.

 

Separe por categorias

Que tal reservar espaços específicos para cada tipo de roupa? Calças jeans podem ir nos cabides, camisetas de ficar em casa na gaveta de baixo, roupas íntimas na primeira porta e assim por diante. Você vai ver que o ato de se vestir vai ficar ainda mais prático.

 

Conte com organizadores

Caixas, cabides, ganchos e separadores podem oferecer uma grande ajuda na hora de manter tudo em seu devido lugar. Independente dos materiais ou da disposição que você escolher, lembre-se que o mais importante é deixar tudo mais visual para maior facilidade na localização dos itens.


Aproveite cada espacinho vago

Para otimizar ainda mais a organização, aproveite cada espaço vago a seu favor. As partes internas das portas podem receber ganchinhos para colocar bijuterias, as prateleiras podem ser divididas com organizadores e a parte de cima pode levar caixas com edredons e roupas de cama. O importante é fazer o espaço render ao máximo!

 

Arrume um pouquinho todo dia

Se você criar o hábito de arrumar um pouquinho do armário a cada dia que passa, vai ver que a organização vai acabar entrando na sua rotina de forma simples e fluida. Por isso, nada de deixar a bagunça acumular! Manter cada coisa em seu lugar é mais fácil do que você pensa.

 

E aí, já está sentindo a animação tomar conta? Então entre no espírito Marie Kondo e dê também uma geral no seu guarda-roupas. Não se esqueça de compartilhar suas técnicas com a gente pelo Instagram e mostrar o resultado final.